APRESENTAÇÃO DO TRABALHO FINAL - CURSO REDES DE APRENDIZAGEM

sábado, 23 de julho de 2011

PROPOSTA DO LABORATÓRIO 2011



SECRETARIA MUNICICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEMURE – NTE
ESCOLA MUNICIPAL PROFº “CARLOS BELLO MORENO”
RUA: ARAPIRACA, S/N, CONJ. JIQUI, BAIRRO NEÓPOLIS_ NATAL, RN








PROPOSTA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA













NATAL/2011








PROFESSORA REGENTE DE INFORMÁTICA

ANTONIA MARIA DE JESUS NETA
















1 APRESENTAÇÃO


O Laboratório de Informática da E.M Prof° “Carlos Bello Moreno”, implantado em fevereiro de 2009, objetiva nesta proposta coordenar as ações que serão realizadas na escola, adequando às situações do ambiente escolar, a partir da articulação com os demais projetos que vem sendo desenvolvidos, de forma interdisciplinar, e em consonância com as orientações do Projeto Político Pedagógico da Escola.
Destaca-se também, a inserção do Projeto de Prevenção ao uso do álcool e outras drogas, elaborado (conclusão março de 2011); por um grupo de educadores cursistas da instituição, como requisito exigido pelo Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Este será implantado no mês de abril deste ano, o que ampliará as atividades laboratoriais.
Desse modo, nossa proposta de trabalho é reorganizar e dinamizar o atendimento do laboratório de informática, com estratégias que possibilitem aos educandos e educadores condições de utilizarem os subsídios que a internet oferece, além da utilização das mídias: fotografia, vídeo, celular. Bem como, o uso de outros aplicativos que o computador dispõe e que através deles possam se beneficiar e aprofundar seus conhecimentos.









2 Justificativa


A Escola Municipal Professor “Carlos Bello Moreno” está localizada na Rua Arapiraca, S/N, Conj. Jiqui, bairro Neópolis, Zona Sul de Natal R/N. A área construída dispõe de uma razoável estrutura física que atende as necessidades básicas para o funcionamento da Educação Infantil (04 a 05 anos) e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano (06 a11 anos). A escola dispõe de recursos humanos suficientes para atender suas necessidades. Para o ano de 2011, foram matriculados 250 alunos, assim distribuídos: turno matutino 01 turma de Ed. Infantil, 1º, 2º, 3º e 5º, e no vespertino, 01 turma de Ed. Infantil, 1º, 2º, 3º e 4º ano. Desse total, a maioria reside na comunidade local e os outros nos bairros adjacentes.
O grande avanço das tecnologias, numa época de globalização da economia e acentuadas por aceleradas transformações nos processos econômicos, culturais e políticos, determinam novas exigências na sociedade para os indivíduos inserir-se no mercado de trabalho e usufruir das riquezas e conhecimentos socialmente produzidos, para o pleno exercício da sua cidadania.
Os instrumentos tecnológicos disponível no mercado, principalmente o computador, conquista espaço nos diversos segmentos sociais. A escola enquanto propagadora do conhecimento precisa mediar o acesso à informação, utilizando – se deste instrumento multissensorial capaz de promover a integração entre o aprendiz e o objeto do conhecimento, proporcionando dessa forma um processo continuamente de ação-reflexão-ação.
Segundo KENSKI (2003) “Nas atividades cotidianas lidamos com vários tipos de tecnologias. Às maneiras, aos jeitos ou habilidades especiais de lidar com cada tipo de tecnologia, para executar ou fazer algo, nós chamamos de técnicas. Algumas dessas técnicas são simples e de fácil aprendizado. São transmitidas de geração em geração e se incorporam aos costumes e hábitos sociais de um determinado grupo de pessoas” (...).
No cotidiano a maioria dos equipamentos e produtos utilizados, não são percebidos como tecnologias. E muitos invadem o nosso corpo, as nossas casas, o nosso trabalho, e são resultados de tecnologias sofisticadas.
Na realidade desde o início da civilização, sempre existiu tecnologias, predominando o de cada época. É certo que estamos vivendo um novo momento tecnológico. Possibilitando a ampliação de comunicação e de informações globalizadas, por equipamentos que alteram novas formas de viver e de aprender atualmente.
Como as tecnologias estão constantemente em mudança, o processo de aprendizagem também é beneficiado, e consequentemente traz mudanças sociais a que vêm refletir na forma de autonomia do cidadão, de sentir-se incluído no contexto tecnológico, além de preparado para as exigências do mercado de trabalho e a vida em sociedade.
Desse modo, a escola tem uma função definida para a promoção de mudanças no sujeito e da realidade ou manter a estrutura de controle social fortalecendo o capitalismo. Cabe à escola gerar dentro dos conflitos, mediações mais justas, sustentadas por opções conscientes. Esse mediador de conflitos deve ser o educador.
O Projeto Político Pedagógico desta instituição define prioridades, estabelece metas e estratégias, consciente dos desafios a serem enfrentados. Tem como objetivos estratégicos:
1. Dinamizar o processo ensino-aprendizagem;
2. Efetivar a gestão participativa;
3. Assegurar um clima favorável ao desempenho de excelência.
O PPP contém as diretrizes do planejamento da vida escolar, e deve ser visto pelo o conjunto de atores da escola, como possibilidade de trabalho numa ação consciente, voltada para a realidade dos envolvidos e centrado na valorização do ‘ser humano’.
Sendo assim, pretende-se nesta proposta reorganizar as ações, de forma interdisciplinar, visando o interesse e necessidade na construção do conhecimento, buscando o aperfeiçoamento e crescimento educacional e pessoal dos educandos.

3 OBJETIVO GERAL:

 Inserir as novas tecnologias (computador, Internet, celular, maquina fotográfica, filmadora, etc.) nos processos pedagógicos da sala de aula, para que estes espaços e ferramentas em consonância com os demais projetos, façam parte do Projeto Político Pedagógico da Escola.


3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Apoiar o professor a incluir ferramentas digitais nos processos didáticos e pedagógicos na sala de aula;
• Oferecer ao professor de sala de aula novos recursos pedagógicos para dinamizar o processo de aprendizagem em suas atividades de ensino;
 Proporcionar aos alunos novas formas de construção do conhecimento através do uso da informática, no ambiente escolar, objetivando a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem;
 Facilitar o processo de informatização entre os alunos para ampliação dos conhecimentos adquiridos, através da troca de experiências;
 Promover ações que ampliem as vivências dos alunos com o uso das ferramentas da informática, promovendo o protagonismo juvenil;
 Envolver os alunos nas atividades dos projetos da comunidade escolar, promovendo um espaço de inclusão e socialização, contribuindo para a formação de multiplicadores no ambiente escolar e na sociedade;
 Desenvolver projetos em parceria com a comunidade escolar, através da interdisciplinaridade e da articulação, visando à formação integral do educando;
 Elaborar projetos em parceria com a comunidade escolar objetivando a inclusão dos educadores e funcionários deste estabelecimento de ensino, com as ferramentas da informática, promovendo a formação em serviço;
 Expor bimestralmente os trabalhos produzidos pelos alunos (a)s, no mural do Laboratório.






4 .PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.


Os procedimentos metodológicos previstos nesta proposta, com aluno (a)s da Ed. Infantil e do 1º ao 5° ano do Ensino Fundamental, funcionários e educadores, serão aplicados de forma interdisciplinar e compartilhados, através das ferramentas tecnológicas disponíveis no laboratório. Estes procedimentos proporcionarão ao educando um maior envolvimento, interesse, participação, aproveitamento, melhor convivência, além do fortalecimento dos seus potenciais cognitivos nas atividades desenvolvidas.
Desenvolveremos os seguintes procedimentos:
o Atividades relacionadas aos temas dos projetos desenvolvidos pela escola;
o Criação individual e ou coletiva de desenhos relacionados aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, através da troca de experiências;
o Representação espacial de locais relevantes na vida dos alunos;
o Elaboração de mapas visando à localização e a compreensão dos espaços, sinais de trânsito e/ou símbolos gráficos, que influenciam a vida dos alunos e da comunidade escolar;
o Leitura e reconstrução da Literatura Infanto-Juvenil, desenvolvendo a compreensão da Literatura e interpretação, além do prazer em saborear a leitura;
o Utilização das figuras geométricas sobre os conceitos de proporcionalidade e semelhanças, representação de diagrama, as quatro operações, frações, através de desenhos elaborados pelos alunos, visando a reflexão e interpretação do significado;
o Produção e ilustração de textos diversificados;
o Promoção de concursos de cartas/cartão para valorização da expressão escrita;
o Produção de cartazes envolvendo os temas trabalhados nos projetos da escola, conforme proposta do PPP;
o Elaboração de um livro de histórias e poemas coletivamente entre os grupos de alunos do 4° e 5º anos;
o Promoção de ações semanal de inclusão para educadores e funcionários da comunidade escolar excluído (a)s, dessa ferramenta tecnológica;
o Pesquisas;
o Jogos e programas educativos;
o Potencialização dos educandos através de atividades que proporcionem o prazer de expandir seus horizontes, como multiplicadores e transformadores de mudança social;
o Exposição dos trabalhos individual e/ou em grupo no mural, bimestralmente.

4 Cronograma
ANO: 2011

ATIVIDADES M
A
R A
B
R M
A
I J
U
N J
U
L A
G
O S
E
T O
U
T N
O
V D
E
Z
Pesquisas bibliográficas X
Elaboração da proposta X x
Atendimento as turmas no laboratório de Informática, conforme horário elaborado pela escola. X x x x x x x x x
Pesquisas orientadas pelos professores, de acordo com os conteúdos programados. X x x x x x x x x x
Desenvolvimento integrado e compartilhado dos projetos da escola, através da interdisciplinaridade, conforme o PPP. X x x x x x x x
Envolvimento dos alunos nas atividades dos projetos da comunidade escolar, promovendo um espaço de inclusão e socialização, visando à formação de multiplicadores no ambiente escolar e na sociedade.
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Envolvimento dos alunos nas atividades dos projetos da comunidade escolar, promovendo um espaço de inclusão e socialização, visando à formação de multiplicadores no ambiente escolar e na sociedade.
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Produção e ilustração de textos diversificados
x x x x x x x x x
Produção e exposição de cartazes pelo os alunos envolvendo os temas trabalhados nos projetos da escola, conforme proposta do PPP
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Produção de um livro de histórias e poemas coletivamente entre os grupos de alunos do 4° e 5º anos x x x x x
Promoção de concursos de cartas/cartão para valorização da expressão escrita x x x x x
Pesquisas Científicas na internet
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Jogos e programas educativos x x x x x x x x x x
Realização de atividades com os alunos que proporcionem o prazer de expandir seus horizontes, como multiplicadores e transformadores de mudança social.
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Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelo os alunos, no mural do laboratório. x x x x x x x x x
Inclusão digital para professores e funcionários x x x x x x x



6 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Pretende-se com esta proposta, redimensionar as ações pedagógicas objetivando um melhor desempenho escolar dos alunos, através de atividades interdisciplinares, de forma compartilhada com os demais segmentos da escola, possam-se atingir os objetivos propostos nas ações do uso do laboratório.
Contribuir também, para a formação dos alunos, como seres autônomos e conscientes de seu papel na sociedade atual, de forma participativa e criativa, visando a sua formação integral.



















REFERÊNCIAS


Kenski, Vani Moreira. Tecnologia e ensino presencial e a distância. – Campinas, SP: Papirus, 2003 (p. 18 27).
PPP Projeto Político Pedagógico da Escola.
Plano de Trabalho dos Gestores da Escola. 2011ª2013.
Projeto de Uso dos Laboratórios: Informática no Contexto Escolar da Rede Municipal de Natal: Uma proposta de uso pedagógico dos recursos computacionais. NTE-NATAL/RN.

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Olá! Meu nome é Antonia Neta, sou educadora, atualmente exerço a função de Professora Regente de Informátca, na E.M. Professor Carlos Bello Moreno, Conj. Jiqui-Natal-RN.Gosto muito de tudo que faço.Acredito que a informática é uma grande ferramenta na construção do processo de aprendizagem. O objetivo do blogger é socializar e adquirir experiências que possam contribuir efetivamente para a construção de novos conhecimentos.

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